quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conhecer-se




Conhecer-se

Dr. José Carlos Lambert S. - Psicólogo


O caminho que empreendemos para nos conhecer está eriçado de escolhas e dificuldades. Primeiramente nos surge em frente o eterno enigma do homem "esse desconhecido", que tantas vezes estamos recordando: eu "sou" eu, um mistério inédito e irrepetível. Todos os demais são os "outros", cada um uma experiência única. Nem eles "entraram"em mim, nem eu neles. Ninguém se experimentará jamais como eu. Eu nunca me experimentarei como os demais.
Ora, não parece uma loucura pretender "entrar" na experiência dos outros? Mesmo sem atingir sua pessoa, ainda na periferia? Ou permitir a "entrada" de alguém em nossa experiência?
Naturalmente há permanente inter-relação entre ambas as experiências. Quero dizer: ambas as experiências aparecem misturadas, confundidas e até identificadas, mas é completamente impossível viver a experiência real e íntima do outro.
Efetivamente, à medida em que começamos a tomar consciência da diferença entre o "eu" e o "outro", a dar-nos conta de nós mesmos, começamos a grande viagem para o auto-conhecimento e consequentemente para a felicidade tão almejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário