quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Anemia Emocional




Anemia Emocional

Dr. José Carlos Lambert S. - Psicólogo


Existe uma doença chamada anemia. é uma enfermidade particularmente perigosa porque não produz sintomas espetaculares, e a morte chega em silêncio, sem espasmos. Consiste nisto: quando menos se come, menos apetite; quanto menos apetite, menos se come e sobrevém a anemia aguda. Assim se abre e se fecha num círculo, o círculo da morte.
Na vida interior também se apresenta o mesmo ciclo. Começa-se por deixar de viver por razões válidas, pelo menos aparentemente válidas. Em vez de se dirigirem a si mesmas, as pessoas são envolvidas, fechadas e presas, enchendo seu interior de frio e de dispersão. Desse modo, começa a penetrar no interior da pessoa, como uma lenta noite, a dificuldade para concentrar-se em si mesma. A medida que for aumentando a dispersão interior, surgirão novos motivos para abandonar o relacionamento com a vida; o gosto pela vida vai se debilitando na medida em que cresce o gosto pela multiplicidade dispersiva ( pessoas, acontecimentos, sensações fortes); começa a declinar a fome emocional na medida em que aumenta a dificuldade para "estar" alegremente com ela.Entramos na espiral.
Aberto esse círculo, encontramo-nos numa verdadeira descida: enquantovamos nos desligando do absolutamente outro, vamos sendo tomados pelo "nada"; isto é, enquanto o mundo e a vida me chamam e parecem esgotar o sentido da minha existência, meu emocional vai se esvaziando de sentido, até que, afinal, acaba parecendo um traste velho que se tem nas mãos; olhamos, voltamos a olhar e nos perguntamos:" para que isto? Já não serve".
Fechou-se o círculo, chegou a anemia aguda, entramos na reta final da morte, da morte emocional em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário