quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ser um ser humano




Ser um ser humano

Dr. José Carlos Lambert S. - Psicólogo



Para realmente existir, é preciso começar a ser humano, libertar-se de si mesmo.
A libertação de si mesmo é a condição para a maturidade humana, para a estabilidade emocional. Basta analisar a origem das reações desproporcionadas e das atitudes infantis.
Quando alguém vive cheio de si mesmo,arrastando-se para mendigar o apreço das pessoas, buscando sempre ficar bem ante a opinião pública, preocupado com sua "fita"...quando essa pessoa tiver sucessos na medida de seus desmedidos desejos, terá uma desproporcionada reação de felicidade. Sua emoção será tão grande que se desequilibrará com sua própria felicidade, exaltando-se. Mas, no dia em que a marginalizarem, esquecerem, ou criticarem, ela quebrará sua integridade e se transformará em amargura, fazendo-se de vítima, numa reação completamente desproporcionada ao que na realidade aconteceu. Então, qual a explicação profunda dessa reação ?
É objetivo e justo, suponhamos, aquilo pelo que criticam ou aquilo pelo que a marginalizam, entretanto, ela considera uma injustiça monstruosa. Há pois, um problema de objetividade. Essa pessoa tem uma imagem exagerada de si mesma,um "eu" aureolado e idealizado; e sua reação não foi segundo as medidas objetivas de sua realidade, de seu "eu" tal como é, mas de seu "eu" endeusado e falsificado (revestido) por seus sonhos e desejos, É preciso libertar-se desses sonhos que falseiam a realidade para se tornar realmente um ser humano; de outro modo, seremos perpetuamente semi-deuses amargurados.
A libertação de si mesmo, garante como resultado uma vida madura, equilibrada, extraordinariamente estável em suas reações e emoções, um exemplar humano de "alta qualidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário