quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sobre o Medo





Sobre o Medo

Dr.José Carlos Lambert S.-Psicólogo



Medo é um sentimento de vulnerabilidade absoluta que paralisa e impede a pessoa de viver normalmente; é a projeção de "momentos" interiores que a impede de conduzir sua própria vida. Manifesta-se com sensações de desconforto na região abdominal, alterações respiratórias, suor frio, tremores nas mãos, taquicardia, desarranjos intestinais, paralisia temporária nos membros inferiores, perda momentânea da voz, etc., dependendo da intensidade do medo.
Você pode sentir medo das coisas mais simples até as mais complexas do cotidiano como: dirigir, voar, nadar, escuro, doença, fome,desemprego, sexualidade, fantasma, morte, etc. Porém, esses medos podem surgir de uma forma mais intensa, manifestando-se como terror ou pânico, acentuando todos os sintomas e causando grande sofrimento.
Você atrai o que mais teme; sua mente busca a confirmação da crença que você tem no medo. Como um imã, você estará na hora certa e no lugar certo, materializando por exemplo, um cão, que escolherá você numa multidão, atraído institivamente pelo medo que você emana no ambiente.É terrível não poder levar uma criança para a escola, frequentar um supermercado ou até mesmo ir ao cinema.
O medo é um grande obstáculo para que você assuma o poder sobre sua vida. Quando você abre mão da coragem e da ousadia, nada acontece. É preciso ter coragem e sair de cima do "muro da vida", arriscar, tomar decisões e assumr responsabilidades.
A criatividade que está dentro de você precisa expressar-se através do seu poder pessoal. Você escolhe construir a história de sua vida, seguir adiante com a ousadia de quem conhece a força do amor.
O medo de amar é o medo de viver, porque amar e viver são sinônimos. O medo de se entregar, de se envolver, de se arriscar, de se expor, reflete o medo de ser rejeitado. Então, você se bloqueia, se fecha, e o amor não acontece, a vida não flui. Assim sendo, você está abrindo mão do poder da sua própria vida, aliás, o único e verdadeiro poder que você possui.
Abrir mão do poder torna você ainda mais fragilizado, ampliando a carência e o sofrimento, criando um círculo vicioso de auto-abandono e solidão.É preciso que você reconheça sua legítima necessidade de ser amado, reconhecido, respeitado, protegido e aconchegado. O orgulho impede você de admitir a importância do amor em sua vida. A ausência de amor mata mais que qualquer doença, que os acidentes de trânsito, enchentes, fome, etc., porque é uma dor que pode atingir qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
Afastar-se do amor com medo de arriscar, é o mesmo que afastar-se da vida. Se você não se sentiu amado por seus pais, ou até mesmo não foi amado por eles, se você sofreu uma desilusão em relacionamentos, etc., causando hoje um bloqueio e a auto-rejeição, provavelmente sente um grande medo de arriscar-se novamente. Experiências de desamor no passado influenciam sua maneira de interpretar e reagir ao mundo hoje.
A origem do medo, da fragilidade, está na desconexão com a fonte de amor que existe em você. Saiba que hoje, você pode banhar-se nesta fonte e curar estas feridas. A água que correu em baixo da ponte já evaporou formando nuvens; a chuva ao cair preparou a terra para que sementes de amor possam germinar novamente no terreno da sua vida.
Hoje você pode ser pai e mãe de você mesmo e, ao vencer o medo de se expor, poderá abrir janelas para que a vida traga novas experiências, novos presentes. Lembre-se que muitas vezes você sempre busca o que mais teme. Curar o medo irá curar a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário