quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ansiedade e Depressão no Trabalho





Ansiedade e Depressão no Trabalho


Dr.José Carlos Lambert S.
Psicólogo



Inúmeros estudos demonstram que o conflito entre as metas e as estruturas de uma empresa e as necessidades individuais, quando em discordância, tornam-se um agente estressor importante. Desse modo, as necessidades do sujeito são atendidas ou consideradas, tornando o local de trabalho um ambiente gerador de ansiedades, insatisfações, podendo ocasionar a depressão. Assim, o acidente de trabalho seria uma forma inconsciente encontrada pelo trabalhador para evitar o conflito existente na relação homem-empresa, que produzem stados de ansiedade e insatisfação.
Quamdo o indivíduo não tem sua auto-percepção desenvolvida, fica impossibilitado de alcançar o equilíbrio, passando a apresentar sinais nocivos de ansiedade que podem levá-lo à exaustão e à formação de sintomas psicossomáticos, podendo desenvolver a patologia psicossomática.
Todos os casos de ansiedade apresentam sintomas psicológicos e somáticos. Dentre os psicológicos estão: apreensão, medo. desespero, sensação de pânico, hipervigilância, irritabilidade, fadiga, insônia e dificuldade para se concentrar. Os sintomas de origem somática são : dor de cabeça e lombar, causada pelo aumento da tensão muscular, palpitação devido aos movimentos mais vigorosos e rápidos do coração, sudorese emocional, principalmente nas mãos, sensação de bolo na garganta devido a maior tensão dos músculos do pescoço, boca seca, naúsea e vazio no estõmago, além de falta de ar e tontura, estas últimas consequentes a hiperventilação, tremores e fraquezas.
Outro aspecto a ser ressaltado é que alguns indivíduos enfrentam melhor determinada situação que outros, e tal fato relaciona-se com a história de vida de cada pessoa, ou seja, de suas experiências passadas, educação, sexo, idade, personalidade, etc. Vários neurotransmissores estão envolvidos no processo de ansiedade e/ou depressão e na geração dos seus sintomas, assim como os fatores ambientais e estressores psicossociais que permeiam a vida dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
A depressão está relacionada com situações de perda física ou afetivas, e é caracterizada por um grande contingente de sintomas que podem incluir sentimento de tristeza, auto-depreciação, desvalia, abandono, culpa, desesperança, idéias suicidas, apatia, incapacidade de sentir prazer e mesmo uma angústia que suplanta qualquer esperiência humana normal e possui um caráter emocional extramamente doloroso. Além destes sintomas, o quadro é acompanhado,geralmente de alterações físicas como distúrbios do sono, do apetite, da funçaõ sexual, perda ou ganho de peso e retardo ou agitação psicomotora;é frequente a ocorrência de outros sintomas físicos, tais como, obstipação intestinal, indigestão, urgência miccional, dificuldade respiratória e dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário