quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os Sonhos




Os Sonhos

Dr. José Carlos Lambert S.- Psicólogo


Muitas pessoashoje em dia procuram saber mais a respeito de si mesmas. Querem saber mais quem são, para poderem ser quem são. No nível pessoal,essa necessidade de compreender melhor nosso interior é revelado pelo crescente interesse por grupos de autoconhecimento e pela enorme afluência de livros e artigos sobre novas técnicas de auto-realização. Analogamente, no plano coletivo, as empresas e as grandes instituições começam a se preocupar com o desgaste humano, o estresse e a correlação entre o bem estar psicológico e produtividade, a tal ponto que muitas delas passam a reestruturar sua organização e a estimular seus empregados a participar de seminários de conscientização.
Essa percepção crescente corresponde à emergência de uma área desprezada da ciência, ou seja, o estudo da influência que a experiência subjativa ou "interior" exerce sobre a saúde e o comportamento do ser humano. Dada a dificuldade de obter dados objetivos, alguns pesquisadores vêm se concentrando exclusivamente nos sonhos para proceder a uma vasta investigação sistemática desse vasto universo interior.
As descobertas iniciais demonstram que os sonhos revelam uma profunda relação entre nossos estados interiores e os exteriores, e proporcionam um tipo de contato com a profundidade da mente humana até hoje não explorada pelo intelecto consciente. Uma vez decifrados, os sonhos contém informações importantes sobre a saúde física e mental do indivíduo.
Os sonhos procuram regular e equilibrar as nossas energias físicas e mentais. Eles não apenas revelam a causa básica da desarmonia interior e da angústia emocional, como também indicam o potencial de vida latente no indivíduo; apresentam soluções criativas para os problemas diários e idéias inspiradas para o potencial criativo da vida. Enquanto dormem, através dos sonhos, as pessoas despertam para aquilo que realmente são.
Os sonhos nos mostram como encontrar um sentido em nosas vidas, como cumprir nosso próprio "destino" e realizar o potencial maior de vida que há em nós. Os sonhos indicam onde se encontra nossa energia e para onde ela quer ir. Todo sonho é uma mensagem útil que propicia um insigth sobre o sentido específico de uma situação também específica da nossa vida.
Em suma, os sonhos são uma experiência universal e única, incomunicável e pessoal, com seus componentes estranhos e imprevisíveis. Juntos eles compõem, sem nosso conhecimento, a personalidade e a saúde, com base em nosas reações e adaptações aos acontecimentos do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário