terça-feira, 19 de outubro de 2010

Torna-se um Ser Humano




“ Torna-se um Ser Humano”

Dr. José Carlos Lambert S.- Psicólogo



O mistério do Ser Humano consiste em reproduzir integralmente na vida, os sentimentos, atitudes e conduta geral de nossa sociedade. Temos muito bem delineadas nos fatos narrados pela humanidade, as condutas e atitudes que devem ser seguidas. Nossos sentimentos também são perfilados, até certo ponto, porque eles se patenteiam de algum modo, nos fatos da vida da sociedade.
A aventura humana individual é ainda mais difícil por ser mais fugidia. Efetivamente a substância definitiva e final da individualidade humana, consiste, na minha opinião, em viver as harmonias interiores e não exteriores.
O Homem será mais Humano quanto mais exatamente assumir e reproduzir a sua verdade íntima.Ora, o humano precisa ser descoberto ! Mas em certo sentido não é possível um descobrimento “objetivo”; é uma tarefa fundamentalmente pessoal e não social, ensinar-nos toda a verdade...
Para isso, o homem que busca realmente ser Humano, deve produzir uma admiração interior, entrar com infinita reverência em sua intimidade, surpreender alguma coisa, pelo menos do que “acontece” lá, e, imerso nessa atmosfera, absorver e participar da sua própria experiência humana.
Este é o conhecimento que ultrapassa todo conhecimento, a eminente sublimidade do conhecimento de si mesmo, da nossa sabedoria e da máquina geradora de todas as energias.
O crescimento do homem é sobretudo, um avançar incessante para o interior de sua humanidade. Crescer significa antes de tudo aprofundar e esclarecer o mistério interior. Consiste em captar e capturar o segredo da intimidade. Por exemplo, dar-se conta do que “ocorre” no seu interior, quais e como são as emoções de gratidão, alegria ou a surpresa de olharmos para nós mesmos sem máscaras.

Um comentário:

  1. eu estou fazendo este exercício, e sabe? não tem nada de facial. as vezes me assusto e ate me escandalizo, mas no fim eu gosto do resultado de cada relação comigo mesma...estou aprendendo com voce.
    bjs

    ResponderExcluir