terça-feira, 5 de outubro de 2010

Espiritualidade Bíblica




A Bíblia é uma fonte de espiritualidade. É o livro no qual toda a realidade é contemplada sob a perspectiva do Espírito Santo de Deus. A história, as origens, o fim são contemplados sob o protagonismo do Espírito que paira no início da criação (Gênesis 1). O Espírito, junto com a Esposa-Igreja canta ao Senhor Jesus o Marana Tha (Vem, não tardeis), no fim do livro do Apocalipse.Todos os livros da Bíblia olham para a história e para a natureza com os “sete olhos” do Espírito Santo. A vida e missão de Jesus são geradas e iniciadas sob a força do Espírito Santo. Acreditamos que o Espírito Santo é o autor trascendente do Santo Livro, a Bíblia, o grande livro da espiritualidade. A espiritualidade bíblica é muito abrangente: é a espiritualidade do corpo e da alma, do indivíduo e da comunidade, do tempo e da eternidade, da humanidade, da natureza e do cosmos, do templo e do planeta, e o cosmos como o grande templo de Deus. A espiritualidade bíblica nos faz sair de nós para nos conectarmos com tudo o que existe. É a espiritualidade da Aliança com Deus, conosco, com a criação inteira.

Na Bíblia encontramos também a pedagogia da espiritualidade, que nos mostra caminhos excelentes para progredir no Espírito. Um caminho de espiritualidade é a mesma caminhada do Povo: Gênesis-origens, Êxodo-Aliança, Monarquia-terra-culto, Exílio-purificação-profecia, Retorno-visão apocalíptica, vinda, vida e missão de Jesus-Aliança definitiva, a comunicação do Espírito Santo e o nascimento da Igreja. Os salmos representam a vivência dos acontecimentos históricos sob a perspectiva de uma íntima Aliança com Deus. Eles nos ajudam a viver no Espírito todas as condições de vida, pessoais, comunitárias e sociais ou históricas.

A Bíblia é um livro que somente pode ser compreendido no Espírito. É um livro enigmático, oculto para aqueles que não o leem com o Espírito. Por isso, a espiritualidade bíblica é o resultado da familiaridade dos cristãos com o livro mais sagrado escrito pelo Espírito Santo e mantido para todas as gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário