sexta-feira, 29 de outubro de 2010

São Lambert - (640-705)




São Lambert, nasceu no ano de 640, em Maestricht, filho de cristãos nobres e ilustres. Seu nobre pai confiou sua educação ao santo bispo São Theodoro. Quando jovem ele fazia milagres, um dia, transportou uma fonte longinqua para saciar a sede de alguns trabalhadores da construção de uma igreja,dessa forma se tornou conhecido por toda a cidade. Quando São Theodoro foi assassinado na defesa dos bens da igreja, Lambert foi escolhido pelo povo, com a idade de apenas 21 anos, para ser seu sucessor. Ele ensinou a seus fiéis as máximas do Evangelho,reprovando certos valores da época com liberdade e sabedoria apostólica. Sua alma estava perfeitamente alimentada pela graça e estava totalmente morta a todos os prazeres terrenos, e suas mãos estavam abertas para distribuir esmolas, com os braços para receber aqueles que estavam sofrendo, e seu coração santificado para ter piedade dos aflitos.

A revolução estourou alguns anos depois e transformou o reino da Austrásia, São Lambert foi banido por causa de sua devoção ao ex-soberano. Encaminhou-se para o mosteiro de Stavelo, onde o respeito era muito regular obedecendo a regra estritamente como o mais jovem noviço e não como Bispo.

Um incidente mostra o quão perfeito era o sacrifício consigo mesmo, ele dedicou o seu coração para servir a Deus. Um dia enquanto subia as escadas do mosteiro em uma noite de inverno para atender às suas devoções particulares, ele deixou cair uma sandália de madeira de seus pés; o Abade, sem perguntar quem tinha causado o barulho, deu ordens para que o agressor fosse rezar diante da cruz, que estava diante da porta da igreja. São Lambert, sem qualquer resposta, saiu para átrio como estava, descalço e coberto apenas por uma camisa, e nessa condição ele orou por várias horas, esquecido, ele permaneceu ajoelhado diante da cruz. Finalmente, quando perceberam que o santo bispo lá estava , coberto de neve, o abade e os monges caíram de joelhos, e pediram o seu perdão. "Deus lhes perdoe", disse ele, "por pensarem que estão em necessidade de perdão por esta ação. Quanto a mim, não é de frio e nudez que sofro; segundo São Paulo, estou disciplinando minha carne a servir a Deus! "

Após sete anos no mosteiro, embora São Lambert tenha se enriquecido pessoalmente na paz de sua reclusão, ao retornar á cidade ele chorou e continuou a chorar ao ver a maioria das igrejas da França destruidas. Seu zelo em denunciar os transtornos múltiplos e notórios existentes em sua diocese, levou ao seu assassinato, trazido como São João Batista, pelas mãos uma mulher infeliz que levou o rei a repudiar sua religião e a entrar publicamente numa vida escandalosa; a mesma envolveu São Lambert numa intriga de traição e morte. Saint Lambert foi morto à espada na sua casa, no dia 17 de Dezembro de 705.

Nenhum comentário:

Postar um comentário