quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Atrofia Emocional





Atrofia Emocional


Dr. José Carlos Lambert S. - Psicólogo


Como falei anteriormente em "Anemia Emocional", quero salientar que também há a enfermidade chamada atrofia; nesta enfermidade, a morte chega mais silenciosa ainda; explicarei: Toda vida é explosão, expansão, adaptação, numa palavra: Movimento. Esse movimento não é mecãnico, mas dinamismo interno. Se essa tensão dinâmica for sufocada ou detida, deixará automaticamente de ser vida. Não é preciso ser um agente externo e mortífero para provocar um desastre; o ser vivo deixa de ser vivo desde o instante em que deixa de ser movimento.
Na vida emocional acontece o mesmo. A vontade é essencialmente vida, e dá à faculdade de reagir dinamicamente, de mover-se, de conhecer-se, de amar-se. Em resumo, essa vontade estabelece entre a pessoa e a vida uma corrente dinâmica, reciprocidade de "conhecimento".
Essa vontade, é por sua vez expansiva e fermentadora; enxertada na natureza humana, essa vontade tende a conquistar novas zonas em nossa emoção,interpenetra progressivamente as faculdades, domina as tend~encias egoístas e, uma vez liberadas, submete-as ao beneplácido existencial, até que o ser inteiro, pertença completamente á pessoa. Ma, se essa vontade, deixa de "mover-se", também deixa de viver; se essa vida, não marchar ascendente e expansivamente, tomará o caminho da morte por efeito da lei da atrofia.Precisamos então, para evitar a "Atrofioa Emocional", movimentar-nos, colocando nossa vontade em movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário