quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Intimidade e fraternidade






Intimidade e Fraternidade


Dr.José Carlos Lamnbert S.-Psicólogo



Não há receita para ser carinhoso, mas há certos elementos humanos que se devem fomentar: um sorriso sincero, os pequenos serviços, uma breve visita, uma pergunta "como está?" ou, "como amanheceu?", um viver com o coração na mão a todo momento.É tão fácil fazer feliz uma pessoa; basta uma palavra, um gesto, um olhar,impregnados de carinho.Uma fruta para amadurecer necessita do calor do sol; os pássaros necessitam em seus ninhos, do calor da mãe para que a vida se desenvolva dentro do ovo...
As pessoas, para chegar á maturidade adulta, também precisam viver numa atmosfera impregnada de carinho fraterno...
Conviver é uma realidade humana difícil de descrever; é um "não sei que", um clima psicológico feito de alegria, intimidade, confiança e segurança.
Para melhor comprender, analisemos a título de comparação, o conteúdo da palavra intimidade. Toda pessoa é interioridade; duas interioridades que "saem" e se projetam mutuamente dão como resultado a intimidade. Esta é como uma terceira pessoa nascida das duas interioridades, mas distinta delas. A intimidade que há entre você e eu, não é nem você nem eu; mas tem algo de você e algo de mim.
Agora imaginemos que esse mesmo fenômeno aconteça, não entre duas, mas entre quinze pessoas; se as quinze "interioridades" saem de si mesmas e se projetam mutualmente, o resultado não será intimidade, mas sim fraternidade;sendo que esta,é da mesma natureza psíquica da qual se origina a intimidade.
De acordo com isso, a fraternidade é uma realidade humana, tecida com a alegria, a confiança, a intimidade e a segurança que envolve e penetra a vida das pessoas como uma cálida atmosfera; é como uma "criatura" que nasceu da fecundidade do amor, de uma mútua doação.
Portanto, tanto na intimidade como na fraternidade, as pessoas se estimularão mutualmente; serão leais e confiantes umas para com as outras.

Um comentário: