terça-feira, 28 de setembro de 2010

Nascimento de Maria

















No Novo Testamento não encontramos nada a respeito da família, do nascimento e dos primeiros anos de vida da doce Virgem Maria. Porém, os primeiros cristãos guardaram algumas lembranças em livros que não são considerados sagrados, mas que nos ajudam a ter uma idéia da primeira fase da vida da mãe do Senhor.



A Igreja guardou com carinho os nomes dos pais de Maria: Joaquim e Ana. Maria nasceu como resultado de um milagre, pois seus pais já tinham idade avançada e não podiam mais ter filhos.



Uma das maiores curiosidades de todos os devotos de Maria é saber como se deu o seu santo nascimento. Não é possível determinar a data exata desse acontecimento, entretanto podemos chegar a um resultado aproximado.



Quando Jesus nasceu, Maria teria entre 14 e 16 anos, a idade para as meninas judias casarem. Aceitando esta linha de raciocínio, surge outro dado importante: 15 e 20 anos antes do nascimento de Jesus, o rei Herodes estava entretido com a reconstrução do Grande Templo de Jerusalém.



Por uma coincidência divina, Maria nasce nessa mesma época, em um lugar bem próximo do Templo, na casa de Joaquim e Ana, seus pais. O lugar era próximo da Porta das ovelhas, onde estava o poço de Bethesda. Aí existia uma gruta cultuada já no início do cristianismo como o lugar onde a mãe de Jesus nasceu. A gruta, mais tarde se tornou a cripta de uma igreja dedicada a Santa Ana.



A cem metros do templo construído pelas mãos dos homens, Deus prepara outro templo superior, onde a sua presença se manifestaria em plenitude. Para os judeus o Templo era o lugar por excelência onde habitava a glória de Deus. Maria, por estar gerando em seu ventre o Filho do Altíssimo, passa a ser um Templo superior ao de Herodes. Ela se transforma no eterno Templo de Deus. E por quê? Sabemos pela história que o templo herodiano teve um tempo limitado: por volta do ano 70 d.C., as tropas romanas o incendiaram, e ele foi completamente destruído. O seu tempo de existência foi inferior a 90 anos.



Maria foi crescendo junto com as paredes do templo humano, mas jamais viu a destruição de seu corpo. Chegada a sua hora de partir desta vida, entra no sono eterno, e seu corpo é elevado ao céu para habitar ao lado do seu amado Filho Jesus Cristo. E não podia ser diferente, afinal ela trouxe em seu ventre o Salvador de todos os homens.



Obs. Existem diversas hipóteses sobre o local do nascimento da Virgem Maria: para alguns , ela teria nascido em Nazaré, onde hoje está a Basílica da Anunciação; outros apontam para a cidade de Séforis, capital da Galiléia no tempo de Herodes; e por fim, Jerusalém, onde hoje é a Igreja de Santa Ana, próxima do antigo Templo destruído pelos romanos.






















Do Livro “Maria, a Mensageira do Céu” - Pe. Alberto Gambarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário