terça-feira, 28 de setembro de 2010

Nossa Senhora das Dores



Nossa Senhora das Dores



Índice

1 Dores
2 Culto
3 Orago
4 Iconografia



Dores

O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria:

As profecias de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz (João, 19, 25-27);
Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

Culto


Nossa Senhora das Dores - Pirenópolis - Goiás - BrasilEm Pirenópolis e Magé é venerada na Semana Santa, com o Setenário, e procissão.

Em Mantenópolis é venerada no dia 15 de setembro, a festa começa no mês de agosto com a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora das Dores pelas comunidades da Paróquia, iniciado pela comunidade São Geraldo e indo até o município de Alto Rio Novo, que também faz parte da paróquia. Cada comunidade leva até a comunidade vizinha até o dia 15 de setembro, quando a imagem desce em Carreata desde o município de Alto Rio Novo até Mantenópolis, onde há uma Missa que é presidida pelo bispo de São Mateus finalizando a novena. Logo após à missa, há uma apresentação artística de cantores contratados pela paróquia.

Em Boa Esperança, (MG) é venerada na Semana Santa com o Setenário das Dores, e na semana do dia 15 de Setembro. Celebram-se missas durante sete dias, até o dia de sua festa, quando, além de procissão por toda a cidade, celebram-se duas missas: uma de manhã, antes da procissão, e outra à noite.

É venerada no dia 15 de Setembro, como padroeira da Eslováquia, do estado norte-americano do Mississípi, dos municípios brasileiros de Barbacena em Minas Gerais, deMagé no Rio de Janeiro, Juazeiro do Norte, Juquitiba em São Paulo, Januária e Cajazeiras, na Paraíba,Caruaru, Mantenópolis e Limeira e das comunas italianas de Accumoli, Mola di Bari, Paroldo e Villanova Mondovì.

É também alvo de particular culto na Malta e em Espanha (sendo orago dos seguintes municípios: Alanís, Albuñuelas, Alhama de Granada, Arévalo, Ayamonte, Blanca, Cobisa, Cuenca, Granada, Guadix, Güevéjar, Lodosa, Luzaga, Medina del Campo, Uclés, Vera, Villarramiel e Villatuelda).

Orago

Em Portugal, é o orago de diversas freguesias, sob as seguintes invocações:

Nossa Senhora das Dores

Assomada
Boavista
Isna
Laveiras-Caxias
Monção
Monte Gordo
Ortiga
Poço do Canto
Praia do Norte
Ponte de Lima
Trofa

Nossa Senhora da Angústias


Angústias


Nossa Senhora da Piedade


Algoz
Canhas
Cova da Piedade
Meijinhos
Monte Redondo
Odeceixe
Odemira
Nossa Senhora da Piedade (Ourém)
Piedade
Ponta Garça Ilha de São Miguel - Açores
Queimadela
Santo Quintino
Urqueira
Vau
Vidais
Arrifes Ilha de São Miguel - Açores
Lombinha da Maia Ilha de São Miguel - Açores
N. S. Piedade Porto Alegre



Nossa Senhora da Soledade

Porto Covo


Nossa Senhora do Pranto


Arazede
Aveloso
Dornes
Gafanhão
Paço
Pampilhosa da Serra
Penela da Beira
Penhascoso
Sabugosa
Salto
Sendim
Torre do Terrenho
Vila Nova de Foz Côa
Espírito Santo/Rio Grande do Norte-Brasil Festa a 2 de fevereiro.


Iconografia

Virgem das Angustias, em Ayamonte, EspanhaNossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes uma só espada), dado ter sido trespassada por uma «espada de dor», quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo por isso chamada pelos teólogos de Corredentora do Género Humano. É também seu símbolo o Rosário das Lágrimas (ou Terço das Lágrimas), com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto (donde nasceu o hino medieval Stabat Mater), ou então segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz (dando assim origem à temática das Pietà).

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